Dar o Primeiro Passo: Tudo o que Precisa de Saber sobre a sua Primeira Sessão de Psicologia
Todos nós podemos precisar de ajuda em alguns momentos da nossa vida, e procurar esta ajuda profissional não significa que sejamos fracos ou incapazes. Pelo contrário, demonstra força e maturidade. Se decidiu agendar uma primeira consulta de Psicologia já fez a parte mais difícil: procurar ajuda para resolver um problema ou para melhorar a sua saúde e bem-estar.
Contudo, se é a primeira vez que vai a uma sessão de Psicologia é natural que tenha algumas dúvidas sobre o que vai acontecer (será que tenho de falar muito? O que devo dizer? Vou ter de falar da minha infância? Vão fazer-me muitas perguntas?).
A primeira sessão de psicologia pode trazer consigo alguma ansiedade. Por isso, deixo aqui algumas informações e dicas para que possa ter uma ideia mais clara do que esperar.
O que Esperar da Primeira Sessão?
Um Espaço Seguro e de acolhimento: O consultório do psicólogo é um ambiente confidencial e acolhedor, onde poderá sentir-se livre para falar sobre qualquer assunto. A sessão começa com uma conversa onde o psicólogo irá apresentar-se, explicar o funcionamento das sessões, a sua abordagem e deixá-lo à vontade para fazer perguntas.
Escuta Ativa: O psicólogo estará disponível para ouvir o que tem a dizer, sem julgamentos ou crítica, para ajudar a entender melhor os seus pensamentos, emoções e comportamentos.
Sem Pressão: Não há obrigação de falar sobre tudo na primeira sessão. Poderão ser abordados os temas que entender importantes, sendo que, também é possível surgirem questões relacionadas com a sua vida atual, o seu percurso educativo/carreira ou aspetos da sua história pessoal. De qualquer forma, tudo isto deve acontecer ao seu ritmo e não existem temas obrigatórios.
Juntos na Jornada: Em conjunto com o Psicólogo irá discutir os seus motivos para procurar acompanhamento psicológico e definir os objetivos da terapia. É importante lembrar que, na maior parte das situações, é necessário mais do que uma sessão para tal. Assim, importa gerir expectativas e não esperar respostas imediatas para as suas questões, problemas ou dificuldades. A terapia é um processo e as primeiras sessões são apenas o começo da jornada.
No final da sessão é possível que o Psicólogo faça um pequeno resumo do que foi falado e em conjunto consigo combinar como serão as sessões seguintes (frequência, pagamentos, procedimentos de desmarcação, entre outros).
Não existem poções mágicas: mas o Psicólogo pode ajudá-lo a lidar com os seus problemas ou dificuldades e a chegar a soluções que sejam adequadas para si. Portanto, implicará um esforço conjunto, com base na relação que estabelecerem.
Lembre-se: a primeira sessão é apenas o começo de uma jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Com o apoio psicológico, poderá alcançar os seus objetivos e construir uma vida mais plena.
Estou disponível para ajudá-lo (a) no seu percurso de autodescoberta, desenvolvimento e a superar desafios.